30 julho 2008

Polpa de tomate

Está a começar a altura em que a minha mãe fica com a horta cheia de tomates,
então é altura de eu fazer polpa de tomate, que depois vou utilizando durante o resto do ano, em estufados, guisados e mesmo para acompanhar só massa !
Sabem que eu adoro massa !!!!!!!!

Ingredientes:
tomates maduros
cebolas
alhos
salsa
louro
sal e pimenta
Azeite q.b.
por vezes também coloco cenoura

Primeiro, cortam-se os tomates em pedaços tendo o cuidado de lhes tirar a pele,
colocam-se num tacho grande com azeite,
acrescenta-se cebolas e alhos a gosto, louro, salsa, sal e pimenta q.b.



Deixa-se cozer durante hora e meia, mexendo de vez em quando



Trituram-se com a varinha mágica,

E coloca-se em frascos limpos e esterelizados,
Assim que estão cheios, fecham-se e viram-se de tampa para baixo, num tabuleiro com água a cobrir somente a tampa (desta maneira ficam selados e não se estragam!)



Esta foto é do ano passado !
Ontem fiz 10 frascos !

4 comentários:

Isabel de Miranda disse...

Que pena eu não ter horta com tomates!!!Fazia logo esta polpa que parece deliciosa.Beijinhos

anna disse...

És uma sortuda. Assim podes fazer q.b. em casa!
Beijinhos.

cecilia.cascais disse...

ola gostave de saber se a agua é quente,
pois tenho tomate e queria aproveita-lo
obrigada

Selene disse...

Excelente ideia. E se aproveitarmos a época do tomate, sai mais em conta.