14 abril 2008

Maionese



Este fim de semana estiveram cá em casa um casal de amigos a jantar,
a certo momento a minha amiga pergunta "posso ajudar em qualquer coisa ?"
e eu disse-lhe para me fazer a maionese, mas ela responde-me "não sei fazer !, só sei abrir o frasco !!!"
E eu que pensava que todos sabiam fazer maionese !
então resolvi colocar a receita no caso........

Ingredientes:
2 gemas de ovos
1 colher de sopa bem cheia de mostarda tipo dijon
óleo q.b.
1 colher de sopa de azeite
sal, pimenta q.b.

há quem diga que para "pegar" os ingredientes têm que estar todos à mesma temperatura,eu não faço assim e sempre "pegou"

misturar as gemas e a mostarda,
deixar correr em fio o óleo devagarinho, mexendo sempre,
até começar a "prender",
acrescentar o azeite assim como o sal e a pimenta q.b.

Provar para ver se está a gosto, senão acrescentar mais óleo ou mais um bocadinho de mostarda consoante.

Às vezes faço com um varinha de arrames ,mas é mais rápido com a varinha mágica.

Esta foi para acompanhar ums espargos.

6 comentários:

Elvira disse...

Desenvolvi uma alergia à ovos crus, no entanto, maionese caseira, nem pensar! Ou vou direitinha para o hospital. Continuo com o frasco... ;-)

Beijinhos.

anna disse...

Pois é Missy, a maionese não é assim fácil...
A minha mãe era assim como tu, juntava tudo, batia e pronto, lá saia a melhor maionese do mundo!
Eu... é só às vezes, lol!
Beijinhos.

Claudia Lima disse...

Eu não acerto tb.
Utilizo uma receita ótima sem ovos que é feita com legumes.
Bjs

Marizé disse...

Nada como uma maionaise caseila :-)

Bj

Sarita disse...

Miga eu não tenho vergonha de dizer mas tb não sabia fazer agora com esta tua receita vou experimentar !!
Beijinhos gandes.

Manuela © disse...

Lembro-me quando era pequena de ter provado maionese caseira feita por uma vizinha, mas depois nunca mais ouvi falar em tal coisa. Já nem me lembrava que se podia fazer em casa, vou experimentar :)