07 janeiro 2009

Bacalhau a Zé do pipo


Sou uma apaixonada por bacalhau, seja de qualquer forma,
excepto cozido,
este sem dúvida é o meu preferido.

Ingredientes:
1 posta do lombo de bacalhau demolhado por pessoa,ou mais consoante o apetite !
3 cebolas cortadas ás rodelas,
2 dentes de alho laminado
azeite q.b.
farinha q.b.
maionese q.b.
1/2 litro de leite,
1/2 litro de água
puré de batata q.b.

fazer o puré de batata (com flocos, congelado ou tradicional...)
eu experimentei o congelado do P.D e adorei !!!! muito saboroso !

Cozer o bacalhau no leite juntamente com a água por 3 mm,
retirar e secar com papel absorvente,

refogar as cebolas e o alho no azeite,
retirar e guardar,
passar o bacalhau pela farinha e fritar no mesmo azeite,
ir virando as postas até ficarem douradas,
untar um tabuleiro com manteiga,
colocar o bacalhau no meio,
dispor o puré a volta,
por cima do bacalhau dispor a cebolas o alho,
cobrir com maionese,
levar ao forno até alourar a 200º

10 comentários:

Piteca disse...

Ficou muito bonito e saboroso aposto! Bjcas.

risonha disse...

este é um clássico na nossa cozinha que eu também gosto muito.
o teu ficou com um aspecto divinal!

Isabel de Miranda disse...

Está com um aspécto fantástico.Beijinhos carinhosos

moranguita disse...

este bacalhau deve ser mesmo muito bom, ainda nao tive oportunidae de provar mas ja vi e babei.

vou ter de fazer um dia destes.

beijinhos

Cininha disse...

Este bacalhau associo-o aos casamentos, porque há uns anos, penso que agora já passou mais a moda era prato sempre presente nos casamentos lá da minha zona.
O seu ficou com optimo aspecto.
Bjinhos

disse...

Adoro este bacalhau!!!!

disse...

Mas k belo bacalhau!! A seguir ao baclhau com natas este é o meu favorito!!

Olha lancei-te um desafio no meu blogue!

Pracinha do tempo disse...

Deixei-lhe um desafio no meu blog
Beijinhos

edinha disse...

Também adoro bacalhau à Zé do Pipo :)
Beijinho

Anónimo disse...

meus deus k delicias ate fiquei com o coracao a bater mais depressa k agua na boca mtos parabens vou continuar a segir o seu blog, beijinhos bom fim de semana.