16 dezembro 2008

Doce maravilha

cá em casa quando pergunto, "que doce faço", dizem todos "o teu doce maravilha"



Ingredientes:
2/3 maçãs reinetas
7 gemas
7 claras
1 C se sobremesa de maizena
1 lata de leite condensado
1,5 lata de leite "normal"(do leite condensado)
4/5 colheres de sopa de açucar amarelo
Rum q.b.

cortar as maças reinetas aos gomos finos e colocar num pirex ,
polvilhar com açucar amarelo generosamente,
e regar com rum (também generosamente),
colocar no forno a 180º durante 20 mm,
retirar e deixar amornar,

Num tacho misturar as gemas e o leite condensado
acrescentar o leite e num poquinho desse leite desfazer a maizena.
Levar ao lume a engrossar em lume brando mexendo sempre.
está bom quando começa a fazer borbulhas,
coloca-se por cima das mãças,
bater as claras em castelo firmes com 3/4 colheres de açucar e colocar por cima do creme aos montinhos, mas um bocadinho calcados, vai ao forno a alourar 10 mm,
deixar arrefecer saborear fresquinho.

tem muito sucesso,

inspirei-me das nuvens escondidas e do meu doce delicioso (que hei-de colocar)

5 comentários:

Claudia Lima disse...

Gostei muito da sugestão. Pena qu eu não tenha rum em casa. Faz uma falta tremenda para uma série de receitas.
Neste deve dar um toque super especial!
Bjs :)

moranguita disse...

deixei um miminho para ti no meu blog.
beijinhos

Piteca disse...

E parece mesmo uma maravilha! :)
Bjcas.

Natália Eleutério disse...

Deve ser mesmo umA MARAVILHA, para ser muitas vezes pedido, tem um aspecto bem guloso, bjs.

Cininha disse...

eu ás vezes fazia um doce parecido sem as maçãs no fundo, assim deve ficar melhor ainda.
bjs :-)